Nave do Conhecimento de Vila Aliança, em Bangu, comemora primeiro aniversário
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014Os moradores de Vila Aliança, em Bangu, festejam nesta terça-feira (11/02) o primeiro aniversário da Nave do Conhecimento Abdias do Nascimento, espaço de alta tecnologia inaugurado pela Prefeitura do Rio de Janeiro no início do ano passado, através da Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia (SECT), na comunidade com um dos menores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) da cidade. Neste período, a Nave recebeu mais de 105 mil visitas, formando, aproximadamente, 500 alunos nas 90 turmas de cursos de inserção em tecnologias da informação. O espaço digital se transformou ainda em opção de lazer aos finais de semana.
O cinema ao ar livre, por exemplo, realizou 41 exibições de filmes em seu telão digital na fachada da Nave. Mais de 2.500 expec-tadores assistiram a filmes que foram do desenho animado ao documentário, passando ainda pela transmissão de eventos, como o Rock in Rio e reinauguração do Maracanã, entre muitos outros. Parcerias com as escolas locais foram viabilizadas, levando alunos a conhecerem o mundo virtual e suas aplicações no mundo real da Educação.
A Nave de Vila Aliança foi o sétimo espaço de alta tecnologia inaugurado no município e faz parte do programa “Rio Digital 15 Minutos”, lançado pelo prefeito Eduardo Paes, no início de 2013, que consta da construção de uma rede de Naves do Conhecimento por toda a cidade, garantindo que exista um desses espaços comunitários digitais em um raio de pelo menos 1,5 quilômetro. Serão mais 40 unidades até 2016, o que garantirá à população carioca a inserção ao mundo digital por meio do acesso à informação e às inovações tecnológicas.
O “Rio Digital 15 Minutos” é uma ampliação do projeto “Praça e Naves do Conhecimento”, coordenado pela SECT. Desde fevereiro do ano passado, Vila Alinça passou a contar com um prédio com traços de inovação urbanística, projetado pela arquiteto Dietmar Starke, da RioUrbe, com espaços multiuso e interativos, oferecendo inúmeras opções de cursos, pesquisas, visitas virtuais e lazer aos seus moradores. Promove oficinas nas áreas de robótica, tecnologias de rede, produção e computação gráfica, design gráfico, web design, produção de vídeo e fotografia, entre outros. É dotada de sala de produção de conteúdo, biblioteca virtual e áreas de lazer.
A Nave de Vila Aliança atua em rede com as de Santa Cruz, a do Parque de Madureira, a de Irajá, a da Penha e com as Praças do Conhecimento de adre Miguel e de Nova Brasília, no Complexo do Alemão, integrando a cidade através da tecnologia. Estes espaços funcionam em interação pedagógica e cultural com as escolas da região, atuando como um complemento às atividades extracurriculares desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação.
Além disso, melhoram a comunicação entre a comunidade e os serviços públicos prestados no local, funcionando em tempo integral, inclusive, nos finais de semana: de terça-feira a sábado, das 9 às 21h; e, aos domingos, das 9h30 às 16h30.
Mais notícias sobre Bangu:
- Município determina reforço nas frotas de ônibus que trafegam por Bangu
- Novas áreas verdes públicas estão disponíveis para adoção em Bangu
- Teatrinho infantil Terra à vista anima o Bangu Shopping
- Rio inaugura mais um Espaço de Desenvolvimento Infantil em Bangu
- Fábula infantil A Cigarra e a Formiga acontece no Bangu Shopping