Sobre Bangu

Bairro Bangu

Bangu é um bairro da cidade do Rio de Janeiro. Sendo um bairro populoso e de vasta extensão territorial, possui divisões bem acentuadas quanto à classe socioeconômica de seus habitantes, possuindo desde áreas de predominância de classe média e classe média alta até vastos bolsões de pobreza.

Bangu localiza-se na Zona Oeste da cidade, sendo um dos bairros mais populosos, com 244.518 habitantes (segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE - Censo Demográfico 2000) distribuídas numa área de 4.570,69 ha. Localizado no centro geográfico do município, tem por vizinhança os bairros Campo Grande, Senador Camará, Santíssimo, Padre Miguel e Realengo.

Em 22 de novembro de 2004 o prefeito do Rio de Janeiro César Maia criou por decreto o bairro de Gericinó, desmembrando de Bangu a região onde se localizam o Complexo Penitenciário de Gericinó (na época chamado "Complexo Presidiário de Bangu"), o Lixão de Bangu e a Serra de Gericinó.

Importante ícone do bairro é a Fábrica Bangu, que hoje abriga as instalações do novo Bangu Shopping, inaugurado no dia 30 de outubro de 2007.

História

No ano 1673, Manuel de Barcelos Domingues, um dos primeiros povoadores da cidade do Rio de Janeiro, construiu uma capela particular em sua Fazenda Bangu, primitivamente Engenho da Serra. Aquela região era parte até então da Freguesia de Campo Grande. Em 1740, João Manoel de Melo recebeu por sesmaria a Fazenda do Bangu. Em 1743, João Freire Alemão comprou a fazenda da viúva de João Manoel de Melo, que teve ainda como proprietários Anna Francisca de Castro Morais e Miranda (1798), Manoel Miguel Martins, o Barão de Itacurussá (1870).

Posteriormente, a Companhia Progresso Industrial do Brasil, adquiriu a propriedade dessas fazendas, onde fundou, no dia 06 de Fevereiro de 1889, a Fábrica de Tecidos Bangu. Quando da compra da fazenda pela companhia, havia na região apenas uma rua, a Estrada Real de Santa Cruz, que foi aberta para permitir a comunicação com as Sesmarias dos Jesuítas (chamou-se originalmente caminho dos Jesuítas), que se estendiam pelo litoral até as proximidades de Itaguaí. Na atualidade, encontram-se neste logradouro os marcos históricos (lápides de concreto) que serviam para demarcar a distância, em léguas, que o Imperador Dom Pedro I percorria para encontrar a sua amada, a marquesa de Santos, desde que deixava sua residência, na Quinta da Boa Vista, até chegar a São Paulo. Eles também serviam para parar e descansar depois de horas andando a cavalo.

O Ramal Ferroviário de Santa Cruz foi inaugurado em 2 de dezembro de 1878, sendo suas primeiras estações, nesta ordem, Deodoro, Realengo e a Estação Bangu (1890).

A ferrovia foi imprescindível para intensificação da urbanização e ocupação das áreas, não só de Bangu, mas das demais áreas da Zona Oeste carioca, uma vez que tornou possível o transporte de produtos e pessoas até a região, que até em tão se mantinha praticamente isolada do centro urbano da cidade, tanto pela grande distância, quanto pelas barreiras físicas naturais encontradas (os maciços da Pedra Branca e do Gericinó) que dificultavam o percurso. Com a inauguração da ferrovia, a ocupação foi se intensificando e núcleos urbanos foram surgindo em torno dela, trazendo também o estabelecimento de empreendimentos que tiveram atuação decisiva no processo de ocupação, expansão e desenvolvimento da região.

O Bairro Bangu cresceu com todas as características de um bairro proletário, onde os primeiros patrões foram os ingleses, sendo um bairro planejado para funcionar atendendo à Fábrica de Tecidos Bangu. Todo este crescimento favoreceu a população uma boa qualidade de vida, onde a fábrica financiava para todos os seus empregados casas construídas com materiais que na sua maioria vinham da Europa, como os primeiros tijolos maciços, as telhas, as madeiras de pinho de riga da Suécia, etc, mantendo sempre o modelo de arquitetura inglesa em todas as suas construções.

Para homenagear a comunidade de moradores deste maravilho bairro, o Encontra Rio de Janeiro criou o Encontra Bangu na cidade do Rio de Janeiro.

Notícias do Bangu

Blog do Guia do Bairro Bangu

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba notícias de Bangu por email
 

Limites - Bairros Vizinhos - Zona Oeste RJ

Campo Grande, Senador Camará, Santíssimo, Padre Miguel e Realengo

Dados Principais sobre Bangu

População 245.000 hab.
Renda média -
IDH -
Subprefeitura Zona Oeste
Região Administrativa Bangu
Área Geográfica Oeste

Vídeo sobre o Bairro de Bangu
Veja mais vídeos sobre o Bairro de Bangu

Mapa Bangu - Ver outros: Mapa Rio de Janeiro

 

Moradores ilustres de Bangu

   

  Sobre o EncontraBangu
Fale com EncontraBangu
ANUNCIE: Com Destaque | Anuncie Grátis

siga o Encontra Bangu no Facebook siga o Encontra Bangu no Twitter Encontra Bangu no Google+


Termos EncontraBangu | Privacidade EncontraBangu